Sambaquis médios, grandes e monumentais: estudo sobre dimensões de sítios arqueológicos e seus significados sociais

  • PDF

Este projeto, com apoio financeiro da FAPERJ através do programa PRONE X, tem como objetivo recuperar, revisar e sistematizar dados sobre sambaquis do Rio de Janeiro e Santa Catarina. O intuito é trazer nova contribuição para a interpretação da ocupação pré-histórica do litoral pela comparação entre assentamentos sambaquianos localizados nos dois estados. O projeto conta com pesquisadores com grande experiência no tema ligados ao Museu Nacional/UFRJ e Fiocruz, além de colaboradores nacionais e internacionais.

De caráter multidisciplinar, o trabalho partirá da revisão e sistematização dos dados coletados em pesquisas anteriores, da revisita a sítios e coleta de novos dados, culminando com análises baseadas em novos paradigmas e métodos, para comparar e interpretar 13 sambaquis (Cabeçuda, Jabuticabeira II, Cubatão I, Morro do Ouro, Forte Marechal Luz, Enseada, Sernambetiba, Sampaio I e II, Estrada de Ferro, Amourins, Moa e Boa Vista I). Intervenções arqueológicas já foram realizadas em Cabeçudas e Amourins, sítios escavados anteriormente por Luiz de Castro Faria e Osvaldo Heredia. Atrelados às pesquisas estão projetos de mestrado, doutorado e pós doutorado. Essa iniciativa também visa proporcionar aos alunos do Mestrado de Arqueologia e do Curso de Especialização em Geologia do Museu Nacional/URFJ oportunidade de treinamento em pesquisas de campo.

Madu Gaspar - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ

Comentários (0)Add Comment

Escreva seu Comentário
menor | maior

security code
Escreva os caracteres mostrados


busy



Outros Artigos: